Onde e o canal arterial?

Onde é o canal arterial?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O canal arterial, ou ductus arteriosus (latim), é um pequeno canal (pequeno vaso sanguíneo) que só existe fisiologicamente no feto. É indispensável à vida fetal. Situa-se entre a artéria pulmonar e a crossa da aorta.

Quando fecha o ducto arterioso?

(Figura 1) Durante o período neonatal imediato, com a cessação da circulação placentária e diminuição da resistência vascular pulmonar ocorre um fechamento gradual do ducto arterioso, processo que se completa em 10 a 15 horas após o nascimento.

Qual é a importância do canal arterial para a vida fetal?

O canal arterial é uma estrutura vascular presente na vida intrauterina, que comunica a aorta com a artéria pulmonar. No período fetal, sua presença é imprescindível, pois comunica a circulação sistêmica e pulmonar, tornando-se essencial para o funcionamento da circulação fetal.

Como é tratada a persistência do canal arterial?

A persistência do canal arterial é tratada com medicamentos, procedimentos médicos com cateter, ou cirurgia. O objetivo do tratamento é fechar o canal arterial, o que ajudará a prevenir complicações e reverter os efeitos do aumento do volume sanguíneo. Persistência do canal arterial pequena geralmente fecha sem tratamento.

Quais são as consequências da permeabilidade do canal arterial?

A persistência do canal arterial pode causar insuficiência cardíaca, aumento da pressão pulmonar e endarterite. A incidência e as sequelas de uma permeabilidade do canal arterial (PCA) são mais significativas em lactentes prematuros que em lactentes nascidos a termo.

Por que o canal arterial persistente é danoso para os recém-nascidos prematuros?

Principalmente em recém-nascidos prematuros a presença de um Canal Arterial persistente pode ser danosa devido ao excessivo fluxo de sangue para os pulmões e conseqüentemente leva a sobrecarga de sangue ao coração. O tratamento em recém-nascidos tem indicação quando existe o PCA e excessivo fluxo de sangue ao coração/pulmões.

O que acontece com as artérias depois do nascimento?

Antes do nascimento essas artérias são conectadas por um vaso sanguíneo chamado canal arterial. Esse vaso sanguíneo é parte vital da circulação sanguínea fetal. Em minutos ou até alguns dias depois do nascimento, o canal arterial se fecha. Essa mudança é normal em recém-nascidos. Porém, em alguns bebês, o canal arterial permanece aberto.