O que e o IES e para que serve?

O que é o IES e para que serve?

Trata-se de uma medida saída do Simplex que facilita às empresas o cumprimento das obrigações fiscais e contabilísticas. O IES é uma declaração anual obrigatória das empresas. Usar diferentes meios, em diferentes momentos e a diferentes entidades para prestar contas já faz parte do passado das empresas portuguesas.

Qual o prazo para a declaração da IES?

Até 2019, a IES era apresentada até ao dia 15 do 7.º mês posterior à data do termo do período económico. Na maioria dos casos, o ano económico corresponde ao ano civil, pelo que a declaração deveria ser entregue até ao dia 15 de julho do ano seguinte àquele a que as contas diziam respeito.

Como fazer o pagamento da IES?

A IES deve ser entregue pelo respetivo Contabilista Certificado (CC). Depois de preencher a IES e após validar a informação, poderá clicar em “submeter” e enviar a IES para a Autoridade Tributária; Deve guardar a referência multibanco que surge automaticamente no ecrã para permitir o pagamento do registo da prestação de contas;

Qual a importância da IES para as empresas?

Com a introdução da IES, toda a informação que as empresas têm de prestar relativamente às suas contas anuais passou a ser transmitida por via eletrónica, num único momento e apenas a uma única entidade. Veja também Qual a conservatória certa para cada assunto? Que obrigações cumpre com a IES?