Como tratar o tromboembolismo pulmonar?

Como tratar o tromboembolismo pulmonar?

Assim que confirmado o diagnóstico de Tromboembolismo pulmonar, deve ser iniciado o uso do anticoagulante oral (warfarina), na dose inicial de 5 mg/dia, que inibe os fatores de coagulação dependentes da vitamina K (fatores II, VII, IX e X) e altera o tempo de protrombina (TP), expresso pelo INR (International Normalized Ratio).

Qual a diferença entre trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar?

A maioria dos autores considera a trombose venosa profunda (TVP) e o Tromboembolismo pulmonar como um espectro da mesma doença, visto que até 40% dos casos de TVP apresentam TEP e cerca de 30% das embolias pulmonares têm trombose venosa diagnosticada concomitantemente.

Quais são os critérios de Wells para diagnóstico de tromboembolismo pulmonar?

Critérios de Wells para diagnóstico de tromboembolismo pulmonar (TEP): tabela de avaliação clínica para predição pré-teste da probabilidade de TEP. Critérios Pontos: Suspeita de tromboembolismo venoso 3.0 pontos Alternativa menos provável que EP 3.0 pontos

Quais são os fatores de risco para trombose venosa?

Ainda no século XIX, Virchow descreveu a tríade de risco para trombose venosa: lesão endotelial, estase venosa e hipercoagulabilidade. Na grande maioria das vezes, os pacientes com embolia pulmonar apresentam algum fator de risco para tromboembolismo venoso, este se dividindo em primário e secundário.